+351 968 549 280 (Chamada para rede móvel nacional)
geral@gruposb.pt

Nunca é demais lembrar alguns aspetos que podem fazer a diferença na estratégia para cumprir o RGPD

We are Consulting...

Nunca é demais lembrar alguns aspetos que podem fazer a diferença na estratégia para cumprir o RGPD

1. Durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento ou processos de tratamento de dados pessoais numa organização, a privacidade dos mesmos deve ser algo prioritário, e no momento da recolha dos dados, os titulares passam a poder controlar de que forma os dados recolhidos são tratados, sendo-lhes garantido acesso, retificação e direito ao esquecimento (entre outros).

2. O Backup de informação é um pilar da proteção de dados, é fundamental para as empresas conseguirem recuperar os dados em caso de perda ou roubo. A opção remota é uma boa opção para prevenir a perda de dados em caso de catástrofe natural ou incêndio, estando a privacidade, salvaguarda e disponibilidade garantidas.

3. Implementar uma estratégia de Disaster Recovery e testá-la, a partir do backup. É fundamental que a empresa seja capaz de conseguir repor a informação no menor espaço de tempo e com a menor perda de dados possível.

4. Utilizar e apenas software legítimo e atualizado. Investir em sistemas e programas fidedignos é um passo muito importante para mitigar o risco de um ciberataque. As empresas têm de investir em sistemas operativos originais e devem mantê-los sempre atualizados.

5. Password: Num sistema de gestão de proteção de dados, as pessoas serão sempre o elo mais fraco da corrente, cerca de 80% das violações de dados ocorrem por erro humano. A formação contínua de toda a equipa tende a reduzir as violações de dados: simples distração, passwords pouco seguras, espaço de trabalho desarrumado é o suficiente para comprometer todo o sistema de informação.  Mudar a password de forma regular é também essencial para assegurar a segurança de toda a rede.

6. A arrumação do espaço de trabalho é um dos aspetos chaves para prevenir violações de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *