+351 968 549 280
geral@gruposb.pt

Maracujás

Grupo Selectibalanço

Maracujás

A primeira referência conhecida ao maracujá, foi no Brasil em 1587 no Tratado Descritivo do Brasil, fazendo-se a referência como “erva que dá fruto”. Maracujá é uma denominação indígena, do tupi mara kuya, “fruto que se serve” ou “alimento na cuia (cuia que significa cabaça).

Essa planta, considerada extraordinária pela conformação das suas rubras flores, foi enviada de presente ao Papa Paulo V (1605-1621), que mandou cultivá-la em Roma, e divulgar que ela representava uma revelação divina.

Devido à beleza e à característica física de suas flores, que lembram os instrumentos utilizados na crucificação de Cristo, a planta foi relacionada com a “Paixão de Cristo”.

O maracujá apresenta benefícios que ajudam no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação, por exemplo. Este pode ser usado na formulação de remédios caseiros, chás ou tinturas, e podem ser usadas as folhas, flores ou o fruto do maracujá.

Além disso, também pode ser usado para emagrecer e no combate ao envelhecimento, pois está repleto de antioxidantes como as vitaminas A e C, e apresenta propriedades diuréticas.

Além disso, alguns estudos indicaram que a casca do maracujá diminui os picos de insulina, promovendo a prevenção e o controle da diabetes, por exemplo. Além disso, ajuda a regular os níveis de glicose e colesterol no sangue, além de favorecer o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.